Império muçulmano
Enquanto o Império Romano do Oriente lutava para manter vivas a cultura e as tradições helenísticas, um povo de pastores semitas mudava o curso da História. Mobilizados pelo profeta Maomé, entraram em choque com a civilização bizantina e com os novos reinos da Europa ocidental.
Os muçulmanos construíram a civilização mais brilhante da Idade Média, assimilando o patrimônio cultural dos povos do Oriente Médio e do Extremo Oriente. Atualmente, o islamismo conta com milhões de seguidores em todo o mundo.
A península Árabe
A Arábia é um imenso deserto de pedras e areia. Seus escassos habitantes se fixaram na costa do mar Vermelho e nos oásis do interior. A península Arábica era habitada por tribos de beduínos semitas, da mesma origem dos judeus, fenícios e assírios.
Os beduínos da Arábia eram pastores de rebanhos de cabras e camelos. Sua principal atividade era o comércio entre os oásis do interior e o litoral. Nas aldeias, tais comoMeca e Latribe cultivavam a terra.
A religião
Os árabes eram um povo muito religioso. Adoravam Alá, o deus supremo. Cada tribo adorava seus ídolos. Entre esses ídolos, o mais antigo era uma pedra preta guardada na Caaba, a casa quadrada de Meca. Segundo a tradição árabe, Alá teria depositado a pedra preta nas mãos de Abraão, pai de todos os semitas.
O destino desse povo se transformou com a chegada de um líder que propunha o ideal da unidade árabe e da conquista da Terra pelo povo árabe.
Maomé (570) A tradição conta que Maomé recebeu uma revelação do arcanjo Gabriel, segundo a qual Alá o escolhera para pregar a mensagem de salvação entre seus irmãos árabes: o Islã, a submissão à vontade divina.
Maomé nasceu em Meca em 570. Era pastor e cuidava de caravanas .Como não sabia escrever, Maomé ditou a revelação a amigos, que reuniram seus ensinamentos no Alcorão, o livro sagrado do Islã.
Esses são alguns deveres dos fiéis muçulmanos:
-rezar cinco vezes ao dia voltado na direção de Meca;
.