Império Babilônico
O Império da Babilônia que teve um papel significativo na história da Mesopotâmia, foi provavelmente fundada em 1950 a.c. O povo Babilônico era muito avançado para sua época, demonstrando grandes conhecimentos, em arquitetura, agricultura e astronomia e direito. Iniciou sua era de Império sofre o Amorita Hamurabi por volta 1730 a.c e manteve-se assim por pouco mais de 1000 anos.
Localização e condições geográficas Bacia dos rios Tigres e Eufrates na Ásia Ocidental, um vale fértil cercado por regiões estéreis. Foi disputado por vários povos.
Sumérios: Estabeleceram-se na região por volta de 3000 a.C., fundaram Ur, Uruk, Eridu e Lagash. Foram unificadas por volta de 2300 a.C.
Acadianos: De origem Semita, se estabeleceram ao norte dos sumérios, na Babilônia.
Primeiro Império Babilônico Povos amoritas fundaram a 1ª dinastia babilônica. Principal figura foi o rei Hamurábi, que conquistou vasto território e elaborou o código de leva seu nome.
Assírios: Localizados na alta Mesopotâmia, foram liderados por Sargão I. Controlaram vasto território que foi controlado pela força. Seu apogeu foi no governo de Assurbanipal.
Segundo Império Babilônico: Também chamado de Império Caldeu ou Neobabilônico (626-5390 a.C.). Seu apogeu se deu na época de Nabucodonosor que conquistou Jerusalém. Este império foi conquistado pelos persas
O SEGUNDO IMPÉRIO BABILÔNICO A Babilônia volta a ser a capital de um império com a derrota dos Assírios, nesse momento sob o domínio dos Caldeus. O apogeu desse império viria com o governo de Nabucodonosor (séc. VI a.C.), quando foram construídas grandes obras publicas como templos, muralhas defensivas e os grandes palácios, cercados pelos famosos “jardins suspensos”.
Conquistam Jerusalém e deportam os judeus para a Babilônia onde permanecem como escravos (a bíblia menciona o Cativeiro da Babilônia). Apesar de suas belezas e maravilhas, de todo seu esplendor, esse Império durou menos de um século, sendo conquistados pelos