IMPUNIDADE E SUA SENSAÇÃO COMO UM RESULTADO DA CRIMINALIDADE NO BRASIL
Luis Fernando Amaral APÓSTOLO1
RESUMO: O presente artigo tem como tema central a impunidade e como essa se relaciona com a sensação de impunidade que, via de regra, parece acometer a maioria dos cidadãos brasileiros. Busca tambem analisar o papel da imprensa, cujo papel formador de opinião contribui em muito para a referida sensação de impunidade. Identifica também a origem da impunidade no Brasil, que remonta ao inicio da colonização. Analisa a crise no sistema de Justiça Criminal, suas caracteristicas e a transformação que causa essa crise retratada a partir de dados e estatisticas. Busca identificar quais as consequencias dessa sensação de impunidade na sociedade.
Palavras-chave: Criminalidade. Imprensa. Impunidade. Sensação de impunidade. Sistema de Justiça Criminal.
1 INTRODUÇÃO
O artigo a seguir, aborda temas que mostrarão uma das consequências da criminalidade: a impunidade e sua sensação, logo, se afastará de outros temas que costumam rodear a criminalidade como: raça, desenvolvimento, educação, etc.
A abordagem do tema ganha importância, pois pode ajudar a explicar como surge a impunidade e sua sensação e os fatores que a condicionam.
Este sentimento de impunidade costumeiramente se manifesta na população ao ver nos noticiários os crimes, a brutalidade e frequência com que os delitos são cometidos e a ineficácia do sistema de Justiça Criminal, que deveria ter o papel de garantir a segurança da população, buscar alternativas para frear essa criminalidade, e aplicar a justiça a todos criminosos sem deixar nenhum impune.
O artigo está dividido em subseções que terão como tema, respectivamente, a criminalidade e o papel da imprensa na formação da sensação de impunidade, a impunidade no Brasil, mostrando suas origens que datam do período colonial, chegando até aos dias atuais, mostrará a crise no sistema de Justiça Criminal, seus fatores e consequências e por fim