improbidade
Quem fez o meu curso de Redação para a Polícia Federal, disponível em http://tiny.cc/red2012pf , me relatou, com alegria, não ter tido dificuldades na realização da prova discursiva do concurso do último domingo. Mas teve muita gente reclamando, da dificuldade em escrever sobre o tema, pois aparentemente não traziam assuntos relacionados. Quem viu a técnica no desenvolvimento do curso, não precisou nem se preocupar com isso. A técnica é infalível, impessoal e não depende da boa vontade, do clima, e da posição solar. Você aprende a escrever como uma máquina. Vou usar a técnica para resolver a prova discursiva da PF, do último domingo. Vamos a ela:
O Departamento de Polícia Civil do Estado de São Paulo vem investigando os crimes cometidos por três pessoas, maiores e capazes, que atuam no roubo de cargas transportadas em operações interestaduais nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As empresas transportadoras afetadas pelas ações dos criminosos são totalmente privadas, ou seja, não possuem participação financeira de nenhum ente da Federação, não havendo, portanto, em decorrência desses delitos, prejuízo patrimonial direto à União.
Em operação destinada a prender em flagrante os criminosos, apenas um deles foi preso. No momento da prisão, ele ofereceu, ao chefe da equipe policial, cem mil reais para que fosse informalmente libertado. A proposta não foi aceita, e a prisão do criminoso foi efetuada, de acordo com as formalidades legais.
Com base na situação hipotética apresentada acima, redija um texto dissertativo que responda, necessariamente e de maneira fundamentada, aos seguintes questionamentos.
< Havendo necessidade de repressão uniforme dos crimes acima mencionados, poderá o Departamento de Polícia Federal investigar os delitos contra o patrimônio (roubos)?
< Na situação considerada, a proposta feita pelo criminoso ao chefe da equipe policial configurou crime contra a administração pública? Em caso afirmativo,