IMPRESSORA 3D
PEIXE
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
IMPRESSORA 3D
CAÇADOR (SC)
1
26 de Junho de 2013
Thiago José Scussiatto
TRABALHO APRESENTADO PARA A
DISCIPLINA
DE
PROCESSOS
DE
ENGENHARIA
E
FABRICAÇÃO
NA
UNIARP-UNIVERSIDADE DO ALTO VALE
DO RIO
DO PEIXE
UNIDADE
UNIVERSITÁRIA DE CAÇADOR (SC)MINISTRADA
PELO
PROFESSOR
FABRICIO PARES.
CAÇADOR (SC)
2
26 de Junho de 2013
SUMÁRIO
3
1
INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
A estereolitografia, também conhecida como impressão em 3D, permite que você crie, em questão de horas, objetos 3D sólidos feitos em plástico a partir de desenhos feitos no CAD. Quer você seja um engenheiro mecânico que deseja verificar o encaixe de uma peça - ou um inventor - que quer criar um protótipo de plástico de uma invenção - a estereolitografia lhe fornece uma maneira fácil e rápida de transformar seus desenhos de CAD em objetos reais.
A impressão em 3D é um exemplo muito bom da era em que estamos vivendo. No passado, levar-se-iam meses para fabricar um protótipo.
Atualmente, levam-se apenas horas. Se você consegue imaginar um produto, poderá ter um modelo dele em suas mãos poucos dias depois. Nesta edição, vamos fazer um tour pelo setor de estereolitografia do centro de produção avançada PT CAM (Piedmont Triad Center for Advanced Manufacturing) para você entender todo o processo e conhecer alguns modelos em 3D que esta tecnologia já produziu.
4
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 O PROCESSO DE ESTEREOLITOGRAFIA
Uma impressora que gera objetos com todos os detalhes concedidos na hora de modelá-los. Ela monta o objeto em 3D através da sobreposição de várias camadas de um dado material (geralmente um polímero) que são fixadas por algum processo químico ou físico. Esses objetos podem ser desde simples bonecos a complexas maquetes com riqueza de detalhes. Esse tipo de impressora é muito usado em indústrias a fim de desenvolver protótipos e