Impressionismo
• Características principais: - Desenvolveu-se em França, sobretudo nos anos 60 e 70 do século XIX; - Influenciados pelas descobertas sobre a cor e a luz, estes pintores vão procurar as margens dos rios, em particular o Sena, para tentarem reproduzir em linguagem pictural, os efeitos da luz sobre a água; - Trabalha-se principalmente com a cor, onde a tinta é aplicada com pinceladas curtas, rápidas e dinâmicas. As pinceladas aparecem também justapostas de acordo com a lei das cores complementares, obtendo-se a fusão das cores nos olhos do observador. As cores vivas e abertas são as mais utilizadas, com grandes contrastes (cores frias em contraste com as cores quentes); - Para os impressionistas, a realidade estava em constante mutação e a pintura devia ser capaz de traduzir esta ideia de mudança. Para isto, as pinturas eram, normalmente, elaboradas no momento, “in loco”, sem grandes preparativos (esboços ou estudos), sendo muito rápidas e diretas. - Os pintores procuram registar ambientes físicos que traduzissem cenários diferentes, de acordo com a ambiência da luz e da cor. O mesmo cenário podia ser pintado pelo mesmo ou por vários pintores com resultados diferentes, tudo dependendo da hora do dia, da época do ano e do enquadramento do tema.
Biografia
De nome completo Hilaire-Germain-Edgar Degas, nasceu a 18 de Julho de 1834 (Paris) e faleceu a 17 de Setembro de 1917 (Paris), com 83 anos.
Ficou conhecido pelas suas pinturas - onde se destacam as bailarinas e cenas do quotidiano (cafés) - desenhos e esculturas em bronze – onde predominam também as bailarinas e os cavalos de corrida. Para além de pintor e escultor, Degas escreveu também alguns poemas.
A arte de Degas reflete uma grande preocupação com a psicologia do movimento e expressão e com a harmonia e continuidade da linha de contorno. É este facto que distancia um pouco Degas dos outros artistas impressionismo, apesar de ter feito parte de 8 exposições impressionistas,