impressionismo
Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol. No documentário “Os Impressionistas” isso é facilmente notável. Mostrando a vida e obra desses artistas que revolucionaram a arte de pintar.
Pintores impressionistas mais ilustres mostrados são Monet, Manet, Degas, Bazille, Renoir, incluindo Cézanne. Grandes figuras dessa corrente artística que, apesar de combatida pela crítica e pelo público da época, que os considerava falsos artistas, ignorantes das regras tradicionais da pintura e dos princípios da verdadeira beleza e, hoje, é reconhecida como a mais rica, a mais bela, a mais completa, a mais inovadora e extraordinária experiência da arte figurativa do século XIX.
O impressionismo mostrou aos artistas um novo jeito de pintar, saindo de seus estudios para pintar ao ar livre. Procuravam fazer uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas, sempre resaltando a luz natural e extrema valorização na decomposição das cores. Dando sempre a impressão de captar a luz refletida em superfícies naturais.
Obra de Claude Monet, ano 1873, sua técnica para pintura foi oleo sobre tela. É bem evidente o destaque da luz como caracterista principal, todos os objetos na imagem criam seu próprio contorno, sendo assim, não possuindo traçados marcados. O pintor adquire a pinceladas mais suaves, passando a impressão de movimento na pintura. Uma imagem belíssima.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
Curso de Arquitetura e Urbanismo
RESENHA SOBRE O