IMPRESSIONISMO
Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor os efeitos da luz e da natureza. A ênfase era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as cores de um ambiente criando a retratação de uma imagem mais de uma vez em horários e luminosidades diferentes. O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia.
Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.
O impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.
Os principais artistas:
Claude Monet – incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade, as obras que se destacam são: Mulheres no Jardim e a Catedral de Rouen em Pleno Sol.
Auguste Renoir – foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus