impressao offset
Prof. Sérgio Xavier
Joziane Andrade
Luara Campos
Monique Brugger
Lucas Xavier
Marcos Antão
IMPRESSÃO OFFSET
IMPRESSORA OFFSET
1. DEFINIÇÃO
A impressão offset é ideal para grandes quantidades de impressos pois o papel corre pela máquina, e não precisa de nenhuma intervenção humana enquanto o processo é feito.
A impressão offset é um processo que consiste da interação entre água e gordura (a tinta offset é de consistência gordurosa). O processo de impressão offset é indireto, ou seja, a imagem é transferida da matriz para um rolo de impressão (blanqueta) e somente depois é passada ao papel.
2. ORIGEM / HISTÓRIA
A tecnologia de impressão offset foi inventada em 1904, porém o sistema só chegou ao Brasil na década de 1920. Isso ocorreu porque era complicado realizar a transição da tipografia para o offset.
Mesmo com o lento desenvolvimento do setor, em 1922 a Companhia
Lithographica Ferreira Pinto, do Rio de Janeiro, resolveu empregar o mais novo método de impressão. Dois anos mais tarde, em 1924, foi a vez da
Gráfica e Editora Monteiro Lobato, de São Paulo, dar sinais de modernidade ao fazer uso de equipamentos offset.
Apesar do avanço adquirido pelas duas empresas, nesse período o setor sofria com a dificuldade em importar suprimentos de ponta.
Com o avanço da industrialização foi necessário adaptar as impressoras tipográficas, transformando-as em modelos offset.
3. SISTEMA DE IMPRESSÃO
O offset faz uma impressão indireta: ou seja, a imagem não é impressa direta no papel. A impressão passa por processos básicos, que são padrão na indústria gráfica. Os passos de impressão offset são: gravação da matriz, montagem, impressão.
3.1. GRAVAÇÃO DA MATRIZ
A matriz da impressão offset é geralmente metálica (feita de alumínio) e sensível à luz. No processo tradicional, a gravação inicia-se à partir de um fotolito (que pode ser positivo ou negativo) que é colocado sobre a chapa offset e exposto à luz para fixação da imagem. Após a exposição, a matriz é