Impotência Sexual
O que é impotência sexual?
Conceito: a impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil, é a incapacidade de se obter ou manter uma ereção adequada para a prática da relação sexual. Não deve ser confundida com a falta ou diminuição no "apetite sexual", nem como dificuldade em ejacular ou em atingir o orgasmo.Embora a impotência sexual seja mais comum em homens mais velhos, este problema é comum e pode ocorrer em qualquer idade.
Dificuldades de ereção que acontecem de vez em quando não são necessariamente motivos de preocupação. Mas se o problema persiste, poderá causar estresse e complicações no relacionamento amoroso, além de afetar a auto-estima. Nesses casos, visando também descartar outros tipos de doenças, um médico deverá sempre ser procurado.
Sintomas da impotência sexual
O principal sintoma da impotência sexual, ou disfunção erétil, é a incapacidade de manter uma ereção tempo o suficiente para manter uma relação sexual. Na totalidade do ato sexual, se o indivíduo não conseguir manter a ereção em pelo menos 25% do tempo, já é considerado como sendo portador de disfunção erétil.
Causas da impotência sexual
A excitação sexual masculina é um processo complexo que envolve o cérebro, hormônios, emoções, nervos, músculos e vasos sanguíneos. Se algo afeta qualquer um destes sistemas, ou o delicado equilíbrio entre eles, uma disfunção erétil poderá ocorrer.
O pênis contém dois cilindros, que são estruturas que se parecem com uma esponja, denominados de corpo cavernoso. O corpo cavernoso está situado paralelamente à uretra, canal pelo qual passa a urina.
Quando um homem torna-se sexualmente excitado, impulsos nervosos causam aumento do fluxo sanguíneo para o corpo cavernoso, que aumenta em várias vezes o seu tamanho normal. Desse modo, funcionando como uma esponja, o corpo cavernoso aumenta de tamanho e produz uma ereção por estiramento e enrijecimento do pênis.
Fatores de risco para impotência sexual
Uma variedade de fatores de