imposto unico
Como Marcos Cintra informou “A distribuição da arrecadação para Estados e municípios seria feita de maneira automática e instantânea pelos bancos, evitando a centralização do dinheiro público em Brasília.” Com o imposto único a arrecadação seria igualitária, mas a distribuição como seria?
A cultura brasileira não é adepta a mudanças, ou seja, a fase de implantação se não for bem estruturada pode causar um caos na tributação, e se uma crise econômica chegar às empresas vão se retrair e com apenas uma fonte de recolhimento irá cair significativamente à arrecadação.
Essa ideia deve ser bem estudada e estrutura, pois de um com o baixo recolhimento de tributo as empresas tende a crescer e se desenvolver, gerar mais emprego e renda para as famílias e por outro o mesmo tributo pago pelas empresas são suprir as necessidades do país em arrecadação de imposto, o país vai estar preparado para a crise econômica que tende a chegar com mais impacto.
Creio que a sonegação irá aumentar, pois sem um controle de emissão de Nf, quantas empresas vão utilizar o papel moeda deixando de lado as transações financeiras para burlar o imposto. E esse alto poder dado aos bancos não vai nos prejudicar mais pra frente, quando a crise econômica chegar com mais impacto as empresas vão se retrair e com apenas uma fonte de recolhimento irá cair significativamente à arrecadação.