Imposto de renda
Para fazer a declaração anual de ajuste do Imposto de Renda com a Receita Federal, você utilizará o programa Imposto de Renda Pessoa Física 2013 (IRPF 2013). Para baixá-lo para o seu computador e iniciar a declaração, procure a versão disponível no site da Receita Federal.
Escolha o sistema operacional mais adequado ao seu computador, baixe o programa e faça a instalação.
Clique no botão “Criar Nova Declaração”, que aparece no centro da tela e também é o primeiro ícone da lateral esquerda do menu de navegação, para iniciar a declaração.
Uma caixa de texto se abrirá perguntando se o contribuinte quer importar os dados da Declaração de Ajuste Anual do exercício de 2012, incluindo a declaração de bens. Para saber que dados podem ser importados, clique no botão “Ajuda” ou na tecla “F1”. Se sua declaração do ano anterior não foi feita no computador que você está usando agora, clique em “Não”.
Importação de dados
Se você já tiver um arquivo com a sua declaração do ano passado gravada no computador, disquete ou pendrive, clique na opção “Sim” que aparece na caixa de texto. O programa vai transportar automaticamente os dados e os bens que você já tinha, como todos os bens e direitos que você possuía em 2011. Você só precisará acrescentar as informações que mudaram em 2012.
Tipo de declaração
Escolha o tipo de declaração desejada: para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2013, preencha CPF e nome em “Declaração de Ajuste Anual”.
Caso você não queira importar os dados da declaração do ano passado, uma caixa de alerta avisará ao contribuinte para que ele preencha todas as fichas da declaração e que, ao final, o programa apresentará, na ficha “Comparativo”, o cálculo do imposto para os dois tipos de tributação, ou seja, optando pelas deduções legais cabíveis ou pelo desconto simplificado de 20% dos rendimentos tributáveis, limitado a R$ 14.542,60.
Uma vez aberto o programa, você deve navegar pelo menu lateral localizado à