Importância ecológica e econômica dos fungos
Causam a maior parte das enfermidades das plantas e também enfermidades em animais e no homem, constituem a base de uma quantidade de processos industriais de fermentação, tais como a elaboração do pão, vinho, cerveja e a preparação de certos queijos; são empregados na produção de muitos ácidos orgânicos e de algumas preparações vitamínicas, e são responsáveis pela manufatura de certas drogas antibióticas entre as quais destaca a penicilina.
Os fungos são tão prejudiciais como benéficos à agricultura. Por uma parte prejudicam a colheita por causa das enfermidades que produzem nas plantações, enquanto por outra parte aumentam a fertilidade do solo por trocas que originam, que dão como resultado a produção de alimentos que são aproveitados pelas plantas verdes, além de ser muito utilizado como alimento.
Desse modo, os decompositores colaboram na reciclagem de materiais no solo e na água e exercem um papel essencial nas cadeias e teias alimentares.
Aspectos positivos
Na alimentação: Está em expansão no Brasilo cultivo de corpos de frutificação de algumas espécies do gêneroAgaricus e do gênero Boletus como fonte de alimento, ou a utilização de micélios desses e de outros fungos como concentrados protéico-vitamínicos.
Na divisão Basidiomycota, estão os cogumelos comestíveis, os venenosos, bem como dois grupos fitopatogênicos importantes, a ferrugem e os carvões. Há também cogumelos comestíveis que pertencem a divisão Ascomycota.A utilização direta de fungos como fonte de alimento é altamente rentável. Leveduras são importantes por causa de suas propriedades em fermentar carboidratos, quebrando a glicose para produzir álcool etílico e dióxido de carbono. Assim, são utilizadas pelos vinicultores, como fonte de etanol,