Importância dos Partidos Políticos
O que são partidos políticos? Para que servem? Para quem servem? Tais indagações, a nível do senso comum nos dão algumas respostas simplórias, tais como, “são pessoas que se reúnem para enganar o povo”, “são uma corja de corruptos”, “servem só para atrapalhar o processo democrático”, dentre outras.
De fato, Há alguns séculos, a existência de partidos políticos era fortemente atacada por diversos teóricos do Estado. Halifax1, afirmava que “o melhor partido é apenas uma espécie de conspiração contra o resto do país”. Esse pensamento sintetiza bem o espírito da época, onde havia muita desconfiança acerca daqueles que se uniam em torno do poder.
Ora, Partidos Políticos, segundo Hasbach2, são “uma reunião de pessoas, com as mesmas convicções e os mesmos propósitos políticos, e que intentam apoderar-se do poder estatal para fins de atendimento de suas reivindicações”. Tal pensamento traduz uma visão um tanto limitadora sobre a real importância dessa instituição.
Apesar de todos a má publicidade que circunda a figura dos partidos políticos, pode-se afirmar que seria impossível hoje uma democracia não representativa – eles são a representação dos anseios da sociedade e, portanto, balizam suas ações nesses anseios. Não obstante, Bagehot3 afirma que a organização partidária é vital ao governo representativo.
Assim, em nosso entendimento, as organizações partidárias são necessárias justamente por darem ao Governo diversos pontos de vista sobre as necessidades do povo a quem representam, sendo importante frisar que o debate político deve se voltar para as prioridades sociais e para a promoção e consolidação dos direitos e deveres dos cidadãos. O grande problema é que na maioria das vezes o que está acontecendo, principalmente a nível de Brasil, é que os partidos políticos apenas utilizam-se do discurso populista para alcançar certo