Importância dos método e técnicas de pesquisa em
MOÇAMBIQUE
Isctem
ARQUITECTURA E URBANISMO
2º ANO
ANTROPOLOGIA URBANA
Importância dos método e técnicas de pesquisa em
Antrolpologia e seu uso em Arquitectura e Urbanismo
Docente: Johane Zonjo
Discentes: Cadir
Antropologia
Antropologia é a ciência que estuda o homem e ahumanidade de maneira totalitária abrangendo todas as suas dimensões. É um termo de origem grega, formado por
“anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).
Qualquer que seja a definição adotadaé possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro”;uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre oque, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.
A reflexão sobre as sociedades, o homem e o seu comportamento social é conhecida desde a Antiguidade Clássica através do pensamento degrandes filósofos, destacandose o grego Heródoto que é considerado o pai da História e da Antropologia.
Antropologia conquistou seu lugar entre as ciências há poucas décadas atrás.
Primeiramente, foiconsiderada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Segundo o “wikipédia”, se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal dapalavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria,ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.
Métodos de pesquisa em Antropologia
O método concentrava-se numa incansável comparação de dados, retirados das sociedades e de seus contextos sociais, classificados de acordo com o tipo