Importância dos lipídios para o sistema nervoso
Importância dos Lipídios para o Sistema Nervoso
Introdução
Os Lipídios são componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os Lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura. Eles tem estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
Desenvolvimento
A função dos lipídios é fornecer energia para o corpo, esse tecido poupa proteínas para a síntese de tecidos ao invés destas serem utilizadas como fonte de energia. Auxiliam a manter órgãos e nervos em posição e protegê-los contra choques e lesões traumáticas. A camada subcutânea de gordura isola o organismo, preservando o calor e mantendo a temperatura do organismo. As gorduras auxiliam no transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis. Deprimem as secreções gástricas e tornam mais lento o esvaziamento gástrico. Além disso, as gorduras adicionam o paladar da dieta e produzem uma sensação de saciedade após a refeição.
Eles representam a segunda fonte de energia para o consumo da célula, depois dos glicídios. Na verdade, os Lipídios fornecem mais calorias por grama do que os glicídios, mas a célula "prefere" metabolizar estes últimos, por serem mais facilmente oxidados. Os Lipídios resultam da combinação de Ácidos Graxos com álcoois. São, portanto, ésteres (os ésteres são produtos da combinação dos ácidos com álcoois).
São substâncias caracterizadas pela baixa solubilidade em água e outro solvente polar e alta solubilidade em solventes apolares. São vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrófoba das suas estruturas. Todas as relevâncias do metabolismo lipídico advêm desta característica