Importância do plano de négócios
O plano de negócios é um documento escrito, que explica, detalha e indica o que o novo negócio pretende atingir, onde surge uma oportunidade para o empreendedor analisar e reflectir sobre todas as facetas da nova empresa e a sua coerência conjunta, numa visão integrada do novo negócio. Também pode descrever a situação actual duma empresa e apresentar a estratégia e os planos de acção para os próximos cinco anos. O empreendedor / empresário pode contratar um consultor para elaborar o plano de negócios, mas é importante que ele participe ativamente na construção do mesmo.
O plano de negócios deve apresentar todos os aspetos da nova empresa de uma forma clara e concisa, deve ser longo o suficiente para incluir a informação necessária, mas curto o suficiente para manter o interesse.
A elaboração do documento deve conter vários elementos designadamente a introdução / sumário executivo e a conclusão, que são os dois componentes mais importantes para o leitor do plano, pois terá de ficar a perceber minimamente o negócio lendo apenas estes dois pontos.
Quanto à escrita esta deve ser feita de uma forma simples, concisa, coerente e completa, isto é, tem de se evitar linguagem complexa, frases longas, erros tipográficos, frases de compreensão difícil e parágrafos demasiados longos. Antes devem focar os aspetos essenciais, incluir figuras e tabelas, para facilitar a compreensão dos dados e informações.
Posteriormente, tem de se ter em conta para quem se está a preparar o plano de negócios, se é um possível investidor, se pretendemos obter financiamento, os nossos clientes, etc. Assim, os destinatários do plano de negócios estão particularmente atentos a aspetos como: quem são os empreendedores (credibilidade e capacidade), qual a necessidade identificada, quem são os clientes alvo e qual foi a estratégia competitiva escolhida (fatores de diferenciação) e