Importância do planejamento
A importância do planejamento consiste em vários aspectos, ressaltando que talvez seja a etapa mais importante da execução do processo.
É um período de comunicação bilateral, que prossegue em quatro itens, sendo: mapeamento, parâmetros, cenário e preparação.
Essa etapa da negociação é bastante trabalhosa, podendo levar meses e até anos, mas faz se necessário um trabalho minuciosamente detalhado, formulando um plano de ação e preparação de ambas as partes para que não ocorram eventuais problemas e prevendo soluções se os mesmos surgirem. Para que haja assertividade, o negociador deve ter conhecimento profundo sobre o assunto a ser tratado, para que no futuro não haja resquícios de dúvidas. Não podemos esquecer que uma negociação deve atender os lados dos envolvidos. Também é indispensável que ele tenha habilidade interpessoal e feeling para saber se posicionar e se expressar. Somente assim o negociador gera a confiança necessária para alcançar o resultado desejado sem possíveis quedas.
QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DE CONDUTA ÉTICA ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO?
A negociação em si, é um processo competitivo, no qual ambas as partes estão buscando por recursos favoráveis para si próprios, almejando o melhor resultado. E por essa razão alguns profissionais passam por cima dos valores, que a empresa possui.
O profissional comprometido não representa a si próprio, ou aos seus valores, ele deve ter em mente que está representando uma organização e por mais contrastante que sejam os valores das organizações envolvidas, seu papel é repassar esses valores de uma forma amena e clara.
Em contrapartida, uma conduta não ética resume-se na comunicação desonesta, argumentos enganosos nas informações à outra parte.
Ações antiéticas usadas como “coringas” em uma negociação não sobreviverão. Portanto tal pratica e comportamentos ilegais, em uma negociação finalizada de decisões favoráveis unilateral, podem obter sucesso, mas certamente