importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção para as empresas
Etapa 1
Planejamento e Controle da produção
Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não produzem ao acaso. Nem funcionam de improviso. Elas precisam planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. Para isso, existe o Planejamento e controle da produção (PCP) que visa aumentar a eficiência e a eficácia da empresa. Existe uma enorme diferença entre eficiência e eficácia (Chiavenato, 2004). A eficiência ocorre quando se utilizam adequadamente os recursos empresariais, enquanto a eficácia significa o alcance dos objetivos propostos pela empresa. A eficiência esta ligada aos meios – métodos, normas, procedimentos e programas – e a eficácia se relaciona aos fins – objetivos a serem alcançados.
Conceito de PCP
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento esta voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside nisto: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos. O planejamento determina a priori o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. E ele é feito na base de um conjunto de planos.
Figura 1.1 – O Planejamento e seus desdobramentos
Por sua vez, o controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado, conforme as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.
Figura 1.2 – O Controle e seus desdobramentos
O Planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a última