Importância do novo pdu de vila velha
1. Introdução
Em data recente (14/07/2011), 15 votos de vereadores contra apenas dois, aprovaram as mudanças no Plano Diretor Municipal de Vila Velha. As alterações prevêem a criação de um superporto e sete distritos industriais na Região Cinco que compreende os bairros de Terra Vermelha, Interlagos, Barra do Jucu e Ponta da Fruta, comprometendo áreas de preservação ambienta, lagoas, permitindo que indústrias com seus interesses particulares se instalem no local.
O problema em questão será o impacto ambiental na região, já que pelo novo PDM é prevista a construção de um superporto em Interlagos e a criação de sete distritos industriais na área da Reserva de Jacarenema.
Diante do exposto, as questões abaixo precisam ser levadas ao conhecimento público e devidamente respondidas. São elas:
- Qual o impacto ambiental que esse porto causará na região?
- Quais os benefícios trazidos pela industrialização de parte de uma área de preservação ambiental?
- Esses benefícios serão em maior quantidade que os danos causados ao meio ambiente?
- Qual o grau de satisfação dos moradores das cinco regiões administrativas, principalmente da região cinco, com o novo PDM?
- Será que essa industrialização trará mais desigualdade social para os bairros da região envolvida?
Fazendo uma linha do tempo, desde o descobrimento até os dias atuais o Brasil teve a Mata Atlântica devastada, desde o litoral norte até o sul, em nome do interesse econômico e, atualmente, restam apenas 5% dessa vegetação. Sendo assim, este trabalho se justifica no fato que, enquanto todo o planeta está se voltando para a preservação, a administração do município de Vila Velha se volta para atender interesses desenvolvimentistas, que sem uma política ambiental, degradam a natureza.
2. Objetivos
A importância desse trabalho também reside nas metas a serem atingidas; são elas:
- esclarecer a população do município sobre o