Importância do Estudo dos Materiais de Construção Mecânica
UFPA – ITEC – Faculdade de Engenharia Mecânica Prof. Jorge Teófilo de Barros Lopes 1
1 INTRODUÇÃO
1.1 Importância do Estudo dos Materiais de Construção Mecânica
A vasta quantidade de materiais atualmente existente, estimada em cerca de
50.000/60.000 (FERRANTE, 2002), torna o conhecimento desses materiais cada vez mais importante para o engenheiro mecânico, em qualquer que seja a sua área de atuação. O conhecimento das propriedades mecânicas dos materiais, por exemplo, proporciona a escolha de fatores de segurança adequados, que irão influir de maneira decisiva na parte econômica de um projeto.
O conhecimento dos materiais é uma ciência que estuda as suas composições, estruturas internas e propriedades, e também a regularidade de suas alterações sobre influência térmica, química ou mecânica. Essa ciência não só revela a estrutura interna e as propriedades dos materiais, como também estabelece a dependência regular entre elas, determinando, ao mesmo tempo, a composição ideal e o processo de fabricação do material para obter as propriedades físicas e mecânicas desejadas. O conhecimento dos materiais, portanto, auxilia na sua correta seleção para os diversos usos e na determinação das suas propriedades e qualidades tecnológicas.
1.2 A Atuação do Engenheiro de Materiais
A atuação do engenheiro de materiais (ou do engenheiro mecânico especializado em materiais) abrange duas grandes áreas (FERRANTE, 2002). Uma dessas áreas trata de atividades que podem se definidas como “correlacionamento de propriedades com o desempenho final”, sempre implicando na realização ou melhoria de produtos e, por isso mesmo, incluindo o processamento do material como tema relevante. Essa área compreende, portanto, desde a adaptação de matérias-primas até a avaliação do desempenho final do produto.
A outra grande área de atuação do engenheiro de materiais é a “seleção de materiais”, a qual envolve uma gama de conhecimentos