Importância de valores
Graduação em serviço social
Lorena Simões da Silva Penalva
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Esplanada - Bahia
2011
Lorena Simões da Silva Penalva
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as Atividades Interdisciplinares.
Orientadores: Professores do 1º Semestre
Esplanada - Bahia
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4 2 IMPORTÂNCIA DOS VALORES 5 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Os sistemas de proteção social são resultado de processos históricos nas sociedades ocidentais e assumem formas diferenciadas em diversos países. Podendo ser definida como “um conjunto de iniciativas públicas ou estatalmente reguladas para a provisão de serviços e benefícios sociais visando a enfrentar situações de risco social ou de privações sociais” (Jaccoud, 2008, p.2) e diferenciam-se das políticas sociais.
A Constituição Brasileira de 1988 introduz um formato para o sistema de proteção social através da definição de um campo de intervenção para a seguridade social, através de um maior investimento de recursos, onde os programas não perderam seu aspecto pontual e assistencialista, respondendo ao caráter emergencial das demandas.
“A segurança é uma exigência antropológica de todo individuo, mas sua satisfação não pode ser resolvida exclusivamente no âmbito individual. É também uma necessidade da sociedade que assegure em determinada medida a ordem social e se garanta uma ordem segura a todos os seus membros.” (Villa Lobos apud Sposatti, 2008, p.5)
A introdução dos conceitos de território e matricialidade sociofamiliar propostos pela política se reveste de importância particular, reordenando a intervenção da noção de individuo para o coletivo situado num dado contexto sócio-cultural e histórico. Explicitando as atribuições e competências aos gestores quanto às regras de funcionamento do sistema representa um avanço no marco legal, contudo,