Importância das reações metabólicas
Metabolismo é o processo químico de transformar os alimentos em elementos tissulares (tecidos) complexos e de transformar substâncias complexas do organismo em outras mais simples, acompanhada da produção de energia e calor. As duas principais fases do metabolismo são: anabolismo é o processo construtivo. É a síntese de material celular para o crescimento, manutenção e reparo dos tecidos e o catabolismo é a quebra de materiais celulares em elementos simples, para a produção de energia e excreção de produtos metabólicos (SANTOS, 2004).
Estes processos acontecem simultaneamente no organismo quando o anabolismo excede o catabolismo, ocorre o crescimento. Quando o catabolismo excede o anabolismo o processo de destruição é mais rápido que o de construção, levando à perda de substâncias e de peso (SANTOS, 2004).
A quantidade de alimentos consumidos pode influir profundamente, no caso de predominância de catabolismo ou anabolismo em uma dada situação. A pessoa que consome menos alimento que o necessário, perde peso, já que o estado catabólico predomina. A pessoa que consome mais alimento que o necessário, aumenta seu tecido adiposo, pois está em processo de anabolismo (SANTOS, 2004).
Roda dos alimentos é a representação gráfica do que é uma boa alimentação, e é também a mistura dos alimentos. Cada refeição deve incluir um alimento de cada grupo. Grupo 1 Leite e derivados, função plástica. Possui nutrientes plásticos como proteínas, sais minerais e água. Grupo 2 Carne e Ovos, função plástica. Possui nutrientes plásticos como proteínas, sais minerais e água. Grupo 3 Frutas e Verduras, função reguladora. Possui nutrientes reguladores como vitaminas, sais minerais e água. Grupo 4 Cereais e Doces funções energéticas. Possuem nutrientes energéticos como hidratos de carbono (glicídios) e lipídios (1g de lipídios equivale a 9 kcal). Exceções: banha, manteiga e frutas oleaginosas (SANTOS ,2004).