Importância da via de introdução na absorção dos medicamentos
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
FARMACOLOGIA PARA ENFERMAGEM
IMPORTÂNCIA DA VIA DE INTRODUÇÃO NA ABSORÇÃO DOS MEDICAMENTOS
ABRIL/2005
INTRODUÇÃO
Um fármaco precisa estar presente em concentrações adequadas nos seus locais de ação para produzir seus efeitos característicos. A via de administração influencia nas variações de biodisponibilidade dos fármacos, isto é, a quantidade da droga que atinge seu local de ação (GILMAN, 1996). Assim, a escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada, local ou geral; rapidez da ação desejada e natureza do medicamento. Deve-se lembrar que cada tipo de via de administração possui vantagens e desvantagens que dependem das propriedades farmacêuticas do medicamento e dos locais de absorção, além das características do paciente e do quadro patológico (SILVA, 1994).
Este relatório visa mostrar a influência da via de administração de uma droga, em Rattus novergicus, sobre a intensidade de seus efeitos farmacológicos.
MATERIAL E MÉTODO
O trabalho experimental foi realizado no Laboratório de Farmacologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Para tal, foram utilizados três animais da espécie Rattus novergicus, de variedade albina, dócil e de fácil manejo em laboratório. Utilizou-se tionembutal sódico, na concentração de 25mg/kg de peso do animal, pelas vias oral, venosa e intraperitonial. Cada via de administração foi utilizada em apenas um animal.
Inicialmente, ocorreu a pesagem das cobaias a fim de calcular a dose do fármaco a ser utilizado em cada um deles. Antes da administração da droga, analisou-se os parâmetros freqüência respiratória (movimentos respiratórios/minuto), reflexo palpebral (presente, diminuído ou ausente) e atitude do animal (normal, excitado, deprimido ou dormindo).
A administração oral em Rattus novergicus foi