importância da tecnologia de frutas e hortaliças resumo
INTISTUTO DE TECNOLOGIA -ITEC
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
TECNOLOGIA DE FRUTAS E HORTALIÇAS
A importância do estudo da tecnologia de frutas e hortaliças.
Julyana Laura Medeiros Vaughan
Belém – PA
2014
A produção de frutas e hortaliças evoluiu conjuntamente com as necessidades do homem, a qual advém da agricultura de subsistência, modalidade com a finalidade de suprir as necessidades do agricultor e de sua família; aquele que plantava, muitas vezes, trocava ou vendia para outros produtores e comerciantes que ofereciam outros produtos e alimentos de interesse assim agregavam e diversificavam seu cardápio. Porém com o crescimento dos centros urbanos a distância entre o campo e a cidade tornou se cada vez maior, e a agricultura, técnicas de fornecimento e armazenamento tiveram que evoluir com as novas necessidades.
Hoje, encontram-se frutas e hortaliças a disposição do consumidor a qualquer hora em estabelecimentos comerciais que forneçam tal serviço. Porém até chegar a mesa do consumidor várias técnicas e estudos são realizados para manter ou melhorar a qualidade do produto, visto que a matéria-prima é sensível a diversos fatores e deve receber cuidados para atender às exigências do consumidor. Assim, a tecnologia de frutas e hortaliças vem com o proposito de diminuir as problemáticas de produtos provenientes, agregar valor à matéria-prima e melhorar a qualidade dos produtos minimamente processados.
Uma indústria que utiliza frutas ou hortaliças como matéria-prima para produção de geleias, compostas, doces ou até mesmo apenas para o fornecimento com um mínimo de processo, sua exigência primordial é quanto a qualidade da mesma, que inclui a aparência visual como frescor, cor, defeitos e deterioração; textura como firmeza, resistência e integridade do tecido; e aroma. Alguma perda qualitativa pode comprometer seu aproveitamento, rentabilidade e até rejeição