Importância da Psicanálise
O direito sempre procurou auxílio em outras disciplinas, ou ciências, como a psicologia. Tudo isso para entender e solucionar os conflitos da sociedade, no século passado surgiu à psicanálise, Freud demonstrou ao mundo a existência do inconsciente, criando assim a psicanálise. O direito carece de bases que compreendam o inconsciente do ser humano, ele necessita de bases que facilitem o entendimento da gênese de um ordenamento jurídico e suas implicações. A partir do momento em que incorporamos ideias psicanalíticas ao conceito tradicional de direito, vendo-a como uma estrutura psíquica, onde cada membro tem lugares definidos, passamos a entendê-la de forma mais universalizada, ampliando nossa compreensão e percepção dos conflitos sociais. Com o passar do tempo à psicanálise foi mudando o pensamento jurisprudencial, os juristas começaram a entender que por trás da materialidade ou autoria delitiva existem vários aspectos que contribuíram para a formação do resultado, e que só a psicanálise conseguiria decifrar quais são esses aspectos. Para ratificar, a psicanálise é de suma importância para o operador do direito, pois só com ela o operador pode ter um amplo conhecimento dos fatores psicológicos que vieram a contribuir para uma ação delituosa.
2) Destaque 3 cenas do filme Freud Além da Alma e teça comentários sobre cada uma delas . Inclua em sua resposta os personagens e a contextualização na história da teoria psicanalítica .
A primeira cena é quando o doutor Charcot hipnotiza dois pacientes com casos diferentes de paralisia, Servais e Jeanne sofrem de histeria, e para provar isso o doutor Charcot os hipnotiza e os faz acreditar que já não possuem mais suas enfermidades, ambos voltam ao normal, porém, quando o efeito da hipnose passar eles voltaram a demonstrar os mesmos sintomas, o doutor Charcot diz que o estado hipnótico é uma simulação, que ele