Importância da pesquisa de mercado
O cenário empresarial apresenta sinais promissores em Santa Catarina e evidencia a importância cada vez maior da pesquisa de mercado para o sucesso de micro e pequenas empresas.
Última pesquisa realizada pelo SEBRAE mostra uma redução de 53% na taxa de mortalidade de micro e pequenas no estado. A pesquisa mostra que, das empresas abertas em 2005, 76% sobreviveram e está atuante no mercado competitivo, um crescimento significativo se comparado ao observado em 2002 onde o índice de mortalidade alcançou 49% das empresas.
A importância da pesquisa de mercado fica claramente evidenciada neste cenário quando ao avaliarem-se as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas que não resistiram no mercado. Os dados divulgados para a região Sul mostram que 21% das empresas que tiveram suas atividades encerradas neste período declararam como maior dificuldade a falta de conhecimento do mercado de atuação. Na amostra total, incluindo as empresas de todo o Brasil, este percentual fica em 13%, o que aponta que esta é uma dificuldade característica das empresas do sul do país.
O segundo fator apontado como de maior dificuldade pelas empresas do Sul foi à inadequação de seus produtos às necessidades do mercado, citado por 14% das empresas. Ainda, propaganda e preços inadequados (10% e 8% respectivamente) e difícil acesso à informação de mercado (8%) foram mencionados por um número representativo de empresas.
A pesquisa de mercado, constitui hoje, uma das mais poderosas ferramentas que empresários e diretores podem beneficiar-se para conduzir seus negócios em direção às reais necessidades do mercado e alcançarem maior produtividade e lucratividade. Conhecer seu mercado de atuação, seus concorrentes e entender as preferências e necessidades do consumidor são pontos cruciais a serem desenvolvidos para que a empresa trace uma trajetória de sucesso.
O empresário que pretende manter-se no mercado, deve estar em