Importância da linguagem
Antes de tudo devemos entender o conceito de cidadania e o conceito de linguagem, para então podermos definir a importância da linguagem para a construção da cidadania. A palavra Cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. Ela foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Já a linguagem é uma ferramenta de comunicação para o ser humano interagir com o mundo através de gestos, sons, imagens, fala e escrita. Hoje o mundo é formado por diversas culturas tendo cada uma delas uma forma de se expressar.
A linguagem é fator determinante para o desenvolvimento do ser humano, pois nasceu da necessidade de sobrevivência e foi incorporada como elo entre os seres de igual espécie.
Através da linguagem (comunicação) é passada para a sociedade o estado em que se encontram leis, direitos, propostas, entre outros. E nós cidadãos, temos o dever de entender o que nos é passado, para então participarmos ativamente da vida em sociedade. Quem não exerce a cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social. Muitas vezes, o entendimento e a expressão de idéias são dificultados pelo baixo grau de alfabetização ou pela falta de prática da comunicação formal. Se não nos adaptarmos ao tipo de linguagem da nossa sociedade, não faremos parte do desenvolvimento da cidadania no nosso Estado/País.
MAPA CONCEITUAL
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Significado de Linguagem. Disponível em: . Acesso em: 18/04/2013.
Cidadania e Linguagem. Disponível em: . Acesso em: 18/04/2013
Significado de Cidadania. Disponível em: . Acesso em: 18/04/2013