Importância da Grécia para o Direito
( Povoamento, Período Homérico, Período Arcaico- Esparta , Período Arcaico- Atenas)
Povoamento: Os primeiros a habitarem o território da Grécia foram os Pelágios, e por volta de 2000 a.C houve uma invasão do povo ariano indo-europeus. Destacando entre eles os:
Aqueus: eles fundaram Micena, cidade que constituiu a civilização creto-micênica.
Jônios: fundaram Atenas, estabeleceram-se na Península da Ática.
Eólios: estabeleceram- se na Grécia central e fundaram a cidade de Tebas.
Dórios: eram totalmente guerreiros, e foram responsáveis pelo deslocamento de grupos humanos na Grécia continental para diversas ilhas do Mar Egeu e para costa da Ásia Menor, esse processo ficou conhecido como Primeira Diáspora Grega.
Período Homérico
Pode-se dizer que a nível econômico destaca-se o coletivismo, a ponto de vista social temos a igualdade e a ponto de vista político a autoridade do pater- famílias, estas caracterizam os Genos. Os genos conquistaram grande economia política por conta da independência econômica, pois produziam de forma igualitária. Essa autonomia não durou muito tempo, pois a Segunda Diáspora Grega ocorreu devido a desestabilização por conta do aumento da população obrigando assim os Genos se dividirem em pequenos grupo com isso ocorreu uma “ Crise “ . Entretanto foi criada uma nova estrutura social baseada em eupátridas, georgoi e Thetas.
Os eupátridas eram parentes mais próximo dos chefes da família, fazendo com que o próprio herdasse as melhores terras, manipulavam os equipamentos de guerras e por conta deles deu origem a propriedade privada. Em segundo vem os georgois que eram os agricultores que localizavam-se na periferia. E por último Thetas que eram desprovidos de terras e marginais. O novo poder na aristocracia denominava-se fratrias, que eram genos agrupados conforme suas afinidades culturais. As fratrias agrupavam-se em tribos. Logo surgiu a polis cidade-estado organização política da