Importância da geografia
O movimento neo-imperalista foi o que mais influenciou no ensino da geografia. O neo-imperalismo é uma política de domínio territorial, militar e econômico ou cultural e econômico de mais de uma nação sobre a outra.
Com isso, as escolas tiveram que ensinar as diferenças sociais entre os países (desenvolvidos e subdesenvolvidos). Isso ocorreu porque a geografia passou a estudar aspectos humanos como, grau de alfabetização, mortalidade infantil e as condições de moradia, entre outros.
A partir desse período muitos geógrafos incluíram novos elementos para a ciência geográfica. Então se desenvolveu na França a chamada geografia Radical ou Critica.
Um grande marco dessa fase foi o geógrafo Yves Lacoste, que fez brilhantes trabalhos a respeito do ensino da geografia na França.
No seu livro “A geografia serve antes de mais nada para se fazer a guerra” ele comentou sobre uma forte denuncia contra o uso da geografia pelos estados poderosos para expandir sua influencia.
A geografia não estuda apenas aspectos da humanidade, mas também aspectos relacionados ao mundo em geral.
A geografia é a ciência que se preocupa com tudo o que ocorre no espaço geográfico. É importante saber a diferença entre território, paisagem e espaço geográfico. Paisagem é tudo aquilo que o ser humano construiu ou alterou. O espaço geográfico é diferente da paisagem e do território. É constituído pela paisagem acrescida das ações de uma dada sociedade no tempo presente. Território é usado para definir uma determinada extensão de terras.
A geografia estuda o espaço geográfico
Os recursos naturais são transformados para atender as necessidades das pessoas, por meio do trabalho humano.
As transformações da sociedade dependem do espaço, da época, do lugar, independentes do espaço natural sofrem alterações conforme as técnicas aplicadas sobre eles.
Com isso surgem novos espaços e novas possibilidades, é