Importância da educação ambiental
um processo permanente no qual indivíduos tornam-se conscientes do seu ambiente e adquirem conhecimento, valores, habilidades, experiências e a determinação para agir individual e coletivamente, prevenido e resolvendo problemas presentes e futuros.
E a partir da conferência de Tbilisi a educação ambiental foi adquirindo espaço pelo mundo, a qual tinha como principal objetivo alfabetizar as pessoas sobre a questão ambiental, e tornar as sociedade mais sutentáveis. No Brasil não foi diferente, e a questão ambiental começou a ser discutida, sendo que na Constituição de 1988, no capítulo VI – Meio Ambiente, fala sobre a obrigatoriedade da educação ambiental em todos os níveis da educação brasileira, como também fala sobre a educação informal, a qual é feita fora do ambito escolar em busca de informar toda a população brasileira. Também em 1999 foi criada a lei nº. 9795, a qual versa sobre o Programa Nacional de Educação Ambiental, a qual visa levar a Educação a toda população brasileira de forma formal, realizada em ambito escolar, ou a não forma, fora das escolas. A educação ambiental vem para mostrar para todos os problemas ambientais que existem, pois a preocupação com o meio ambiente deve aumentar, pois a cada dia nossa sociedade se torna cada vez mais consumista principalmente a sociedade urbana , e segundo Jacobi (2003):
Tomando-se como referência o fato de a maior parte da população brasileira vive em cidades, observa-se uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva