Importância da aplicação da irradiação na conservação de alimentos
A importância da aplicação da radioatividade nos alimentos tornou-se um fator indiscutível na atualidade para as indústrias, pois é de óbvio benefício, por ser uma grande ferramenta que atua não só na melhora da qualidade dos alimentos, quanto principalmente, no que visa à saúde do consumidor, pois é esse o objetivo de uma indústria que busca fabricar alimentos seguros. Este trabalho abordará esse tema, mostrando sua história de forma sucinta e diversos benefícios que a radioatividade traz para os alimentos como essência de sua importância.
Desenvolvimento
A aplicação da radioatividade nos alimentos é o ato de expor o alimento (geralmente) embalado ou a granel à radiação, - proveniente de partículas de raios alfa, beta e nêutrons, feixes de elétrons acelerados e ondas eletromagnéticas de alta frequência, como radiação gama e raios X – sem contato direto, com tempo e objetivo controlados e predeterminados. A radiação gama é uma das mais utilizadas na indústria de alimentos, devido ao baixo custo e maior capacidade de penetração na matéria, tendo assim um bom custo benefício.
Sua aplicação em alimentos pode ter diversos fins: de conservação, em processos de pasteurização, esterilização, desinfestação, inativação de enzimas e inibição de germinação; também no processamento (de enlatados, congelados e produtos cárneos) segundo KUMUGAI e SANTOS (2011). Nessas funções, a radiação age eliminando os microrganismos patogênicos não esporolados, vírus contaminantes e qualquer elemento presente que possa colocar em risco a preservação do alimento, além de prevenir a degradação natural - em virtude de processos fisiológicos, como brotamento, maturação e envelhecimento – e causada por fatores externos, como o ataque de microrganismos – principalmente parasitas, pragas, bactérias e fungos -. O poder de conservação depende da quantidade e tempo nos quais o alimento é exposto à radiação. “Por exemplo, se o alimento for submetido a uma radiação de 200,000 a