Importância da Antropologia em Psicologia
Acadêmica: Luciane. Dalmonico. Geraldo.
Resumo
Este artigo procura nos mostrar, qual a importância de estudarmos antropologia com objetividade e profundidade para o curso de Psicologia. A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural, porém, ela estuda o diferente, e os psicólogos trabalham com vários tipos de pessoas, com outras culturas, costumes, pensamentos e hábitos diferentes. Para que a Psicologia possa compreender, diagnosticar e definir os caminhos que seguiremos, deveremos inicialmente sabermos lidar com o “diferente.” Estes pensamentos nos levam a concluir o quão e importante o estudo da antropologia.
Palavras chaves: Psicologia, Antropologia, diferente.
Introdução
Na leitura deste artigo observamos claramente que nós temos que conviver com o diferente. E vamos ver que o diferente, não é tão diferente quando muitas vezes pensamos e definimos, porém, cada pessoa tem a sua verdade e seu saber , conforme o meio cultural onde ela se desenvolveu , por isso temos que buscar o diálogo como forma de comunicação entre as partes.
PSICOLOGIA E ANTROPOLOGIA
Nós devemos enfrentar o diferente como uma normalidade, como psicólogos vamos trabalhar com a realidade que a antropologia nos traz. Ex: Os indígenas são de culturas diferentes mas se repararmos tem em Rio do Sul vitrines com roupas indígenas, isso quer dizer que nós também temos algo haver com eles, que o diferente as vezes não é tão diferente da gente. Em uma das aulas de antropologia foi citado uma história de uma pessoa que sofria de alucinações, nesse caso podemos usar a antropologia como exemplo, nós não podemos chegar e dizer a essa pessoa que suas alucinações não são reais, por que na realidade dela isso é fato concreto, nesse caso devemos estudar uma maneira de ajudá-la