importância da adm estrategica
O planejamento estratégico e, consequentemente, a importância de uma administração estratégica são fatores sempre recentes, posto que tratar-se-ão de aspectos inerentes a uma boa administração e, consequentemente, à sobrevivência e sucesso da uma empresa. Por isso, este pequeno artigo visa auxiliar os estudantes da área administrativa na busca por temas de monografias.
A administração estratégica é muito desafiadora porque não basta apenas estabelecer os objetivos, dar ordens, deve-se levar em consideração as ameaças e oportunidades, pontos fracos e fortes e também os desejos dos stakeholders (parte interessada) da organização.
De acordo com Wright (2000, p.23):
administração estratégica
É grande a responsabilidade do administrador, já que necessita a todo tempo tomar decisões de forma que não comprometa a organização, as metas, objetivos e o sucesso da mesma.
A administração estratégica são formas ou maneiras com o propósito de alcançar os resultados, realizar a missão e objetivos gerais. Tratar-se-á, portanto, de um processo de planejar, realizar e controlar, ou seja, conduzir a empresa da melhor forma possível.
Pode ser considerado como providências que serão tomadas pelo administrador para resolver a situação. Vamos encontrar o seguinte esclarecimento sobre o conceito de administração estratégica em Cooper e Argyris (2003, p.55): “A administração estratégica consiste em um conjunto de decisões e ações que resultam na formação de uma estratégia e sua implementação para alcançar os objetivos de uma empresa”.
É importante ressaltar que ela ocorre em vários níveis hierárquicos dentro da organização tais como: estratégico, tático e o operacional e que todos devem estar interligados entre si.
Assim, tornar uma organização competitiva é torná-la familiarizada com os objetivos e as metas fazendo com que colaboradores, supervisores e operacionais entendam e participem da realização