Importação
Com base nesta afirmativa e em seus estudos, responda quais os procedimentos para tornar uma importação temporária (ou não-defintiva) em importação definitiva. (2,5 pontos)
Resposta: Admissão Temporária é o regime aduaneiro que permite a entrada no País de certas mercadorias, com uma finalidade e por um período de tempo determinados, com a suspensão total ou parcial do pagamento de tributos aduaneiros incidentes na sua importação, com o compromisso de serem reexportadas. Quando há um interesse em mantê-la, é necessário autorização da SECEX, seguido do preenchimento por parte do importador de uma LI por meio do SISCOMEX e emissão da DI. Após esse caminho, a a SRF emite o Comprovante de Importação (CI), e assim fica comprovadas a nacionalização da mercadoria, ainda seguida de pagamento de impostos, quando exercidos.
2. Depois de concluída a fase de negociação, o importador deverá solicitar do exportador um documento, chamado de Fatura Proforma, para formalizar o que foi acordado.
Referente à Fatura Proforma, responda em que momento deverá ser emitida e em qual modalidade de pagamento este documento será necessário. (2,5 pontos)
Resposta: É a formalização da cotação do produto. A Fatura Proforma é emitida ainda na negociação onde não existe obrigação do documento, e não pode ser confundida com com a Commecial Invoice. Após aprovada a Proforma, é confeccionada a Fatura Comecial que é um documento de importação.
3. Dentre os órgãos intervenientes no Comércio Exterior do Brasil, destacam-se os Órgãos Gestores e Órgãos