Importação
Ja tem algum tempo que estava querendo abrir um topico como esse, onde fosse possivel tentar passar alguns dos tramites de importação.
Tópicos relacionaldos:
viewtopic.php?f=1&t=31011&start=20
viewtopic.php?f=1&t=35208&p=470131#p470131
Aqui farei uma explicação simplificada de como funciona o transporte internacional de mercadorias, até o inicio da nacionalização.
Dando prosseguimento a nossa instrução básica sobre importação, veremos hoje como uma carga aérea internacional chega no Brasil e que procedimentos são feitos antes, durante e após a sua chegada em território nacional.
Ao comprar sua mercadoria no pais estrangeiro, o fabricante / exportador / fornecedor procura o transportador por ele ou por você pago para dar inicio ao tramite de nacionalização.
Pois bem, ao entregar a mercadoria à empresa de transporte internacional ou o agente de carga internacional, o mesmo providencia a consolidação junto a outras mercadorias que por eles foram contratados, gerando assim o MAWB – Máster Air Way Bill, onde nesse documento constará o peso e volume total contratado por este transportador/agente de carga, este emitirá o HAWB – House Air Way Bill, esse documento sim, da prova da propriedade da mercadoria ao importador/comprador, neste documento é informado a quantidade de volumes e peso que pertence a cada um dos importadores que tiveram suas mercadorias consolidadas no MAWB.
Após a chegada na aeronave, é dado inicio a desconsolidação, pesagem e separação das mercadorias por HAWB, onde dentro do MASTER é separado “quem é quem”, exemplo:
Um master de numero 417.1058.2526 emitido pela empresa Honda Club Freight International, esta consolidada um peso total de 1.000 kg contendo 100 volumes.
O HAWB de numero 0001, consignado a Henrique Sonolento Yakusa, possui 25 volumes no peso total de 250 kg.
O HAWB de numero 0002, consignado a Rafael Buneco de Olinda Netto, possui 10