Importação e exportação no brasil
A importação representa um papel muito importante na vida econômica de qualquer país, nenhuma Nação, por mais desenvolvida economicamente, é autossuficiente. Todos os países são subordinados a uma lei econômica, segundo a quais quanto mais desenvolvidos e industrializados se fazem, maior será a sua necessidade de ampliar o relacionamento comercial com outros países.
A expansão da abertura de mercado bem como a estabilidade econômica proveniente do Governo de Fernando Collor de Mello, nos trouxe e exigiu ao país, por meio das importações, o desenvolvimento de novas tecnologias em todos os setores produtivos, trazendo a oportunidade de competir comercialmente com o mercado internacional. Entretanto o Brasil pagou um “preço alto” por essa expansão de abertura comercial, pois houve na época uma grande crise interna gerando falência nas empresas, desempregos, entre outros.
Podemos perceber que o Brasil a partir desse momento gradualmente foi se desenvolvendo economicamente e politicamente, e as importações foi um fator importante para essa evolução, sendo que através das importações intensificou o relacionamento do Brasil com o mercado internacional.
Através da análise de todos esses fatos este trabalho tem por objetivo, demonstrar por meio de pesquisas, todas as evoluções e os procedimentos que se fazem necessários a uma nação participante do mercado internacional de comércio.
Importação
Importação é o processo comercial e fiscal que consiste na compra de produtos do exterior, por parte dos países que deles necessitam e na entrada de mercadorias num país, provenientes do exterior.
Na sua maioria os países recorrem ao exterior para obter enorme gama de produtos não produzidos internamente. No Brasil, destinam-se principalmente ao abastecimento do setor industrial de matérias-primas, máquinas e equipamentos.
O processo de Importação se divide em três partes distintas:
a) Autorização para Importação, dada pelo Poder Público ( ANVISA, CNEN,