Importantes Autores Do Servi O Social
José Paulo Netto
Marilda Vilela Iamamoto
Breseer Pereira
Karl Marx
José Paulo Netto, nasceu em 1947, em Minas Gerais. Com experiências docentes em vários países, é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). Traduziu obras de Marx, Engels e de autores marxistas e preparou antologias de Marx-Engels e Lukács. Publicou, entre outros livros, Capitalismo e reificação (Ciências Humanas, 1981), Democracia e transição socialista (Oficina de Livros, 1990), Ditadura e Serviço Social (Cortez, 1990), Marxismo impenitente (Cortez, 2004) e, em coautoria com Marcelo Braz, Economia política: uma introdução crítica (Cortez, 2006).
IAMAMOTO, Marilda Vilela e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 2a. Ed. São Paulo: Cortez, 1983.PARTE II – ASPECTOS DA HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL (1930 – 1960)
Capítulo I – A Questão Social nas Décadas de 1920 e 1930 e as bases para a implantação do Serviço Social
A Questão Social na Primeira República
A “questão social” relaciona-se à generalização do trabalho livre, numa sociedade com marcas da escravidão. Destaca-se o longo processo de transição, através do qual se forma um mercado de trabalho em moldes capitalistas, em especial ao momento em que a constituição desse mercado está em amadurecimento nos principais centros urbanos. Momento em que o capital já “se liberou” do custo de reprodução da força de trabalho, limitando-se a procurar, no mercado, a força de trabalho tornada mercadoria.
A manutenção e a reprodução dessa força de trabalho está a cargo do operário e de sua família, através do salário, advindo da venda da força de trabalho à classe capitalista e não a um único senhor.
A partir do momento em que a sociedade burguesa vê como ameaça a luta defensiva do operário à exploração abusiva a que é submetido, há necessidade que o