IMPORTANCIA
Por Luiz Guilherme Galvão
Para definirmos os conceitos estratégicos à empresa, levamos em consideração o que toda organização busca (ser grande), no que a empresa está focada (qualidade) e o que deve ser cuidadosamente trabalhado nesses novos tempos (sustentabilidade e responsabilidade social).
De acordo com Faria (2011), a definição de visão deve ser a descrição do futuro desejado, de forma prática, realista e visível. Portanto, sugerimos o seguinte enunciado:
“Ser a maior e melhor empresa de construção civil do Brasil”.
Faria (2011), define também que o conceito de missão deve responder o que a empresa se propõe a fazer, com uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes. Assim, sugerimos:
“Oferecer imóveis de qualidade incomparável, buscando sempre a satisfação de nossos clientes, respeitando e preservando o meio ambiente”.
Quanto aos valores, Faria (2011) explica que eles são os princípios ou crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões dentro de uma organização. São eles que definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da missão e visão.
Valores propostos: qualidade total, comprometimento, inovação, eficiência e sustentabilidade.
Objetivos: aumentar a satisfação do cliente, implantar ações sustentáveis e de responsabilidade social e aumentar a participação de mercado da empresa.
INDICADORES DE DESEMPENHO
De modo a acompanhar os resultados parcialmente obtidos e desta forma garantir que os objetivos sejam atingidos, os indicadores de desempenho escolhidos são:
Índice de satisfação – avaliado na entrega dos imóveis e após 6 meses de uso;
Número de imóveis lançados que contenham no mínimo um projeto sustentável;
Número de ações de responsabilidade social praticadas pela empresa;
Mensuração do faturamento bruto anual através da demonstração de resultados do exercício (contábil).
GESTÃO À VISTA