importancia dos aquiferos
A água tem se tornado uma preocupação cada vez mais freqüente. Além de ser um objeto de consumo necessário do homem, é também um elemento do desenvolvimento econômico e social.
A solução desse cenário de escassez da água futura está nesses aqüíferos, o Guarani e o Alter do Chão, que possuem as maiores reservas de águas puras que sustentaram a população anos, mas para isso necessitamos de um planejamento e o uso controlado.
A água desses aqüíferos é doce e própria para o consumo humano, sem necessidade de tratamento. No Guarani nem toda água é doce, existem por evidência três tipo: tipicamente a doce, a solobra e a alcalina.
Essas águas podem ser usadas não apenas para consumo humano, mas também na agricultura e, por atingirem temperaturas elevadas, como águas termais (lazer e indústria).
O aquífero Alter do Chão tem acesso à água mais fácil, é encontrada a uma profundidade de 300, 350 metros, já do Guarani, ás vezes é preciso cavar mais de mil metros. O Alter do Chão é menor em extensão, mas maior em espessura do que o Guarani.
A água desses aquíferos é de fundamental importância para a saúde e o futuro da população, em virtude de suas águas limpas e puras.
A água é fundamental para o planeta. Nela, surgiram as primeiras formas de vida, e a partir dessas, originaram-se as formas terrestres, as quais somente conseguiram sobreviver na medida em que puderam desenvolver mecanismos fisiológicos que lhes permitiram retirar água do meio e retê-la em seus próprios organismos. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água, mas o homem não soube usa-la com consciência, e tiro demais, poluiu, e à salvação um dia será esses aquíferos que manterão nossa sobrevivência.