Importancia do papanicolau
Ana Luiza Candido VALENTE (analu_1555@hotmail.com)¹, Gisele Pereira ROSADO (IC)¹, Isadora de Lacerda VERONESE (IC)¹, Dayana Delfim Pimentel BASTOS (IC)2, Jamila dos Santos DEMARQUE (IC)¹, Fernanda Mara FERNANDES (PQ)3.
1. Curso de Bacharelado em Biomedicina; 2. Curso de Bacharelado em Fisioterapia; 3. Professora da FaminasFaculdade de Minas - FAMINAS - 36880-000 - Muriaé-MGPalavras-Chave: Câncer do colo do útero, papanicolau.
INTRODUÇÃO: No Brasil o câncer do colo uterino constitui um sério problema de saúde pública, representando a segunda causa de mortalidade entre as neoplasias ginecológicas [1]. Essa neoplasia evolui lentamente, apresentando fase benigna que pode se estender por um longo período de tempo, podendo evoluir para a fase maligna. Entre os vários fatores de risco para o aparecimento do câncer do colo do útero, o principal é a infecção por HPV (Papiloma Vírus Humano) com alguns tipos de alto risco e relacionados a tumores malignos. Esse tipo de câncer pode ser prevenido em relação a sua etiologia relacionada ao HPV. Nos estágios iniciais o câncer de colo tende a ser assintomático, e pode se manifestar através de sangramentos vaginais [2]. O exame Papanicolau ou exame citológico permite a detecção precoce do câncer no colo uterino, por meio da identificação de suas lesões precursoras que podem estar presentes muitos anos antes de ocorrer à invasão. Este exame é utilizado devido sua alta sensibilidade, sendo considerado seguro, efetivo e de baixo custo [3]. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento das mulheres em relação a existência e a necessidade de fazer este exame. MÉTODOLOGIA: O estudo foi realizado no município de Orizânia – MG em abril de 2012, com aplicação de um questionário para 30 mulheres que aguardavam atendimento em uma sala de espera do PSF, para realização do exame de Papanicolau. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre os questionários