Importancia do faz de conta nas brincadeiras infantis
BRINCADEIRAS INFANTIS
Edna Grasiele Graf
Profª. Adriana Guiomar de França Prá
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Licenciatura em Pedagogia (PED5591) – Trabalho de Graduação
19/11/2010
RESUMO
A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro. O jogo de faz-de-conta permite à criança vivências do mundo adulto e isto possibilita a meditação entre o real e o imaginário. Esta é uma pesquisa bibliográfica e tem por objetivo demonstrar a importância do jogo de faz-de-conta no processo pedagógico nas brincadeiras infantis. Através da brincadeira imaginária, a criança desenvolve a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, se socializa, desperta a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do seu processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Faz-de-conta. Criança. Educação infantil.
1 INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento da educação a partir da criança, as atividades lúdicas passaram a ser valorizadas na escola como poderosas ferramentas para o aprendizado de conteúdos "científicos" e de comportamentos socialmente desejáveis.
As brincadeiras de faz-de-conta exercem a função de ferramenta de estrema importância no que diz respeito à educação infantil, uma vez que utilização de jogos permite que a criança aprenda de forma prática, ressaltando que o universo lúdico proporciona ao ser humano vivenciar o processo educativo, privilegiando concepções de aprendizagem e de desenvolvimento.
Defender uma prática pedagógica a partir da atividade do brincar traz mudanças significativas para o processo de ensino-aprendizagem, pois nos remete à transformação do espaço educacional em um espaço integrador, dinâmico, onde não se prioriza apenas o desenvolvimento cognitivo da criança, mas contempla uma dimensão onde ocorra uma formação plena do indivíduo.
Partindo desse pressuposto, este