Importancia do comportamento organizacional
Devido à grande concorrência mercadológica que vivemos hoje, onde para as empresas já não se existe grande diferencial na matéria em si produzida, ocorre uma busca maior em diferenciais no recurso humano. Para entendermos essa nova visão estratégica, precisamos conhecer dois pilares importantes interligados a lei da percepção e a comunicação.
Como em tudo no universo é regido por leis, também no âmbito organizacional existe a lei da percepção, a qual interpreta a informação dos estímulos capitados pela visão. A lei da percepção subdivide-se em algumas estratégias ao homem como:
Tendência a Estrutura essa é uma estratégia dentro da lei que de forma natural o individuo é levado a organizar ou a estruturar os diferentes ambientes e elementos que aparecem no seu campo de estimulações (visão). Essa tendência é estruturada de 2 maneiras:
• Pelas Semelhanças: como o próprio nome diz, quando os elementos visuais de seu ambiente que tem cor, forma ou textura semelhantes, pertencentes a mesma categoria de uma estrutura.
• Pelas Proximidades: ou seja, quanto maior proximidade, maior possibilidade de agruparmos os objetos.
As outras estratégias dessa lei têm relação com o individuo, em sua definição do ambiente e dos seus respectivos objetos como tamanho, forma cor. E também por indicadores fisiológicos ligados, onde nosso corpo trabalha de forma diferente para cada uma dessas situações.
Uma grande definição da percepção seria:
Gestalt, palavra alemã sem tradução exata em português, refere-se a um processo de dar forma, de configurar "o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar": a palavra gestalt tem o significado "(...)de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos."[
Entendendo o que é a lei da percepção e a sua atuação por traz de cada individuo, daremos mais um