Importancia Do Brinca Na Educacao Infantil
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Thaisy Lomenso
Aluna do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Vera Cruz
Lucia Vinci de Moraes
Orientadora
RESUMO
Este artigo tem por finalidade discutir o tema do brincar na Educação Infantil, visando acompanhar na prática a aplicação de alguns dos seus elementos: tempo, espaço e o papel do educador nas atividades lúdicas. A criança brinca para entender o mundo, assim aprende a falar, ouvir, representar, inventar, imitar, negociar, imaginar, ou seja, aprende a respeitar as opiniões do outro, a expor suas ideias, tomar decisões, fazer escolhas e resolver conflitos. Diante da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças, o artigo apresenta como o brincar de qualidade pode ser concretizado numa escola de Educação Infantil. Para isso, foi selecionada uma instituição que valoriza o brincar em seu currículo como uma atividade primordial da primeira infância e por meio da observação direta foram descritos como ocorrem os elementos tempo, espaço e papel do professor.
Palavras-chave: Brincar. Criança. Educação Infantil.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo discutir a importância do brincar na Educação Infantil, por meio de elementos da brincadeira que garantem a aprendizagem, nos diversos âmbitos, das crianças. Para isso, serão abordados os aspectos que constituem o brincar: o tempo, o espaço e o papel do educador.
2
O artigo, inicialmente apresentará a concepção de infância e de criança, seguida da concepção do brincar, bem como apresentará a relevância do brincar para o desenvolvimento infantil. Em seguida, ao fazer uso de dados colhidos numa instituição de educação infantil, o artigo destacará os elementos do brincar, que devem fazer parte do planejamento do professor, e, desse modo, garantir a presença de um brincar de qualidade.
A instituição foi escolhida justamente por desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade reconhecida e dar ao brincar a importância que tal atividade