importancia daetica
Não vamos aqui discutir a Ética clássica, dos gregos, com seus pensadores e filósofos. Nossa disciplina tratará da Ética do dia a dia, em casa, no trabalho, na escola, na vida!
Refletiremos, preferencialmente de maneira crítica, sobre o comportamento humano e responsabilidade social e profissional de modo a buscar autonomia nas ações e competência, para mobilizar conhecimentos, julgar e eleger decisões para uma prática profissional democrática. É nosso objetivo interpretarmos, discutirmos, problematizarmos e investigarmos os valores, os princípios e o comportamento moral. A procura do “bom”, da “boa vida”, do “bem-estar da vida em sociedade”. Nossa tarefa será estabelecer razões que justifiquem o que “deve ser feito”, e não o “que pode ser feito”. Procurar as razões para fazer ou deixar de fazer algo, de aprovar ou desaprovar algo, do que é bom e do que é mau, do justo e do injusto.
Falaremos de motivação, resultados, ações, ideais e valores, princípios e objetivos.
A ética pode ser considerada como uma questão de indagações e não de normatização do que é certo e do que é errado
CONCEPÇÕES DA ÉTICA
Na área educacional a ética faz parte do currículo como disciplina, com conteúdos que devem permitir a criação de espaços para a reflexão, com característica de fazer “parar para pensar”, objetivando fazer raciocinar adequadamente bem para conduzir com competência, comprometimento e responsabilidade a profissão. A ética pode ser definida como saber que agrega e integra as várias disciplinas do currículo do curso, para que todos tenham uma linguagem comum, relacionada aos princípios éticos que norteiam essa profissão. O primeiro valor a ser descrito é o ideal da profissão, que é a sua valorização, que imprime o respeito, o orgulho e a dignidade daqueles que a praticam. É a busca pela qualidade do serviço e pelo respeito ao cliente que, neste contexto, se insere como a boa assistência prestada, assim como a construção