Importancia da psicologia no processo de ensino e aprendizagem
O homem, pelos seu sentidos, é um ser aberto ao universo exterior, a começar pelo mundo das coisas. A sua posição erecta permite –lhe ampliar de forma extraordinária o campo atingível, sobretudo da visão, a grande porta de entrada de imagens para posterior elaboração de pensamentos. Para um verdadeiro pensamento exige ̵ se, no entanto , a consciência, a condição universal de todo conhecimento, a maior parte dos actos psíquicos, tendências, emoções, sentimentos, juízos.
Neste entretanto a psicologia sendo uma ciência do comportamento humano ela tem uma grande relevância na vida do dia a dia, ela vai procurar uniformizar os diversos fenómenos que acontece na sociedade de modo analisar, avaliar os tipos de comportamentos que a sociedade a presenta. Desta feita o trabalho apresenta alguns itens os falaremos em frente tais como: noções básicas da psicologia, a perspectiva da psicologia, a personalidade, a natureza humana.
NOCÕES BÁSICAS DA PSICOLOGIA
O que é a Psicologia? Uma pergunta essencial para os que desconhecem o que esta ciência que facilita a nossa felicidade e bem-estar. De uma forma global a psicologia é uma ciência, que estuda o comportamento e a mente humana, com o objectivo geral do ser humano sentir-se bem consigo próprio, com os que se relaciona e com o ambiente à sua volta. A psicologia está em cada um de nós, em cada decisão, em cada medo, no sucesso e no fracasso. Definir psicologia é complexo, longe de ser unânime, sendo assim tentarei contextualizar partindo do início.
A palavra “Psicologia” deriva do grego “estudo da mente”. A psicologia é uma ciência, e como característica de qualquer ciência tem um objecto de estudo específico. No caso da psicologia, de uma forma muito geral, o objecto de estudo é o comportamento humano e os processos mentais, procurando princípios gerais que os expliquem. Foca-se nos seres humanos, mas também estuda comportamentos de animais, de forma a fazer comparações.
O objectivo da compreensão dos