importancia da leitura na vida do cidadão.
Resumo
O presente artigo tem por objetivo evidenciar a real e fundamental utilidade da leitura na vida social do cidadão. Num país onde a maioria da população não tem o acesso a leitura, torna-se cada vez mais difícil habituar os alunos a leitura. A leitura é a porta de libertação para a alienação, aumentar nossa capacidade de entender os fatos que ocorrem ao nosso redor. O habito de ler deve ser estruturado, desde a infância, a fim de que, o individuo aprenda cedo que ler é algo importante e prazeroso, e tornara um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
Palavras Chaves: Leitura, Formação do Cidadão
Processo de Aprendizagem da Leitura
“Leitura é um processo de compreensão de algo que está ao alcance de nossos sentidos e de nossas emoções”. (Freire, 1990).
Embora O processo de ensino aprendizagem da leitura é sem duvida, muito instigante e desafiador, tanto para o aluno como para o professor. Segundo Murilo Avellar Hingel, ex-secretário da educação de Minas Gerais. “A leitura pode nos conduzir por tempo, lugares e acontecimentos que não são os nossos. A leitura é necessária para a construção da cidadania, para a formação de homens livres e aptos a participar da grande obra que é a humanidade.” (LIÇOES DE MINAS, 1999).
Adquirir a capacidade de ler significa sobretudo a condição de compreender um mundo que vai se mostrando cada vez maior e mais surpreendente. São nessas descobertas que alguns alunos apresentam mais dificuldades do que os outros.
É comum uma criança ler um texto corretamente (pronúncia, pontuação…), mas, não sabe traduzir o que o texto quer dizer. Na verdade, essa criança não leu, pois ler não é decifrar, como um jogo de adivinhações, o sentido de um texto.
A leitura é um processo que envolve algumas habilidades entre as quais a interpretação e compreensão daquilo que se lê. Portanto para que essas habilidades se desenvolvam e preciso utilizar algumas dicas de melhor aproveitamento da