Importancia da informatica em tecnico de segurança do trabalho
Lembre que o foco da segurança não é o computador, e sim o trabalhador. Não se transforme em mais um engenheiro ou técnico de planilha, de mesinha, ignorando que no pátio da sua empresa tem funcionário negligenciando as diretrizes de segurança.
O trabalho da segurança do trabalho é talvez, dentre as engenharias, a de maior serviço de campo, pois lá que você reconhecerá os problemas na área. Não guarda forte semelhança com um projeto civil, elétrico, hidráulico, porque estes você primeiro projeta, obviamente trazendo as informações de campo, e depois executa.
A Segurança requer um tempo muito maior de avaliação do ambiente, para posterior elaboração do plano de metas e objetivos e implantá-lo no campo, diferente também dos projetos em engenharia citados, pois estes somente serão modificados se houverem falhas ou modificações de layout. A Segurança não é uma atividade, ela faz parte de toda atividade, ela nunca encerrará seus serviços de campo.
Reconheça no seu computador a figura da velha máquina datilográfica, isso mesmo, o computador deve ser um mero criador de documentos para impressão, pois você deve se municiar de documentos em arquivo para sua própria proteção, e para treinamento e orientação dos funcionários.
Lembre-se que ninguém vai se sentar em um computador se sua empresa tiver um princípio de incêndio e você não possuir uma brigada de incêndio preparada. Muito menos procurarão no computador orientação para primeiros socorros de um funcionário acidentado.
Tiago
Engenheiro de Segurança do