Importancia da filosofia nos anos iniciais
A filosofia enquanto disciplina ajuda a desenvolver o pensar também sobre o meio ambiente, fazendo com que o que antes fosse “lixo”, transforme-se em arte. Brincando, as crianças constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as ferramentas que contribuem para esta construção. É com os brinquedos que elas começam a desenvolver sua criatividade e sua habilidade e com isso pensar em um mundo menos violento. (Vasconcelos, 2009) Na busca por esses propósitos transformadores, no contexto da busca pela a implementação da filosofia nos anos iniciais, chegou-se a problemática desta pesquisa: Como vem sendo discutido as práticas da filosofia no início do aprendizado, de que forma esses professores vem sendo orientados, para conduzir essas crianças a essa nova experiência em sala de aula, sabe-se que é uma disciplina que pode ajudar as crianças a pensar de forma que exercite sua inteligência, buscando o diálogo e fazendo com que essas crianças tenha mais curiosidade em fazer perguntas, e que possa despertar interesse em construir sua própria história. A busca pela implementação da filosofia nos anos iniciais levou-se as seguintes questões:
Quais as razões fortes para estimular o estudo da filosofia nos anos iniciais?
Como seriam introduzidas praticas filosóficas nos primeiros anos de aprendizado? Que resultados traria a estas crianças, com a implantação da filosofia?
De onde vem a proposta "Filosofia para Crianças", quem foi o seu inventor ?
Quais desafios que pais e professores vão ter que enfrentar com essa nova disciplina? Será que as escolas públicas estão preparadas?