importancia da bioetica
Hoje em dia discute-se muito sobre o que moral e ética.O termo Ética passou a significar o carater , o modo de ser de uma pessoa ou um grupo adquire ao longo da vida.E Moral passou a ter o mesmo siginificado e apesar de serem equivalentes são conceitos diferentes.
A moral é imposta e a ética implica na opinião individual, mas mesmo assim um tema acaba levando ao outro fazendo nos confundir com suas definições. E um não existe sem o outro. Bioética significa a ética da vida, Determinar seu nascimento não é fácil, vários são os fatos e documentos que tiveram impacto no seu desenvolvimento, entre eles o códifo de Nuremberg (1947), a explosão da bomba atômica no Japão também foi um fato importante na reflexão da Bioética , Declaração de Genebra (1948), Declarçaõ de Helsinque (1964) e pesquisas com seres humanos, todos esses fatores foram de extrema importância na discussão da ética, moral e principalmente da bioética. Em 1978 surgiram os princípios básicos da bioética: Autonomia; Beneficência e Justiça.Somente em 1979 foi acrescentado o princípio da Não-maleficência. No Brasil foi descrita uma Resolução (nº 196/1996) do Conselho Nacional de Sáude (CNS), que foi pioneira, inovadora e consagradainternacionalmente que diz respeito a comunidade cientifica e incorpora entre outros os 4 princípios básicos da Bioética.
Autonomia:
O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão.
Beneficência:
O princípio da beneficência refere-se à obrigação ética de maximizar o benefício e minimizar o prejuízo.
Não-maleficência:
O Princípio da Não-Maleficência propõe a obrigação de não inflingir dano intencional.
Justiça:
O princípio da justiça estabelece como condição fundamental a eqüidade: obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é